Toque de cor

As meninas que me seguem no twitter já devem saber que eu estou prestes a me mudar (sim, de novo)... Dessa vez eu vou reformar meu quarto inteiro, que ficará exatamente como eu quero... E, pensando nisso criei essa nova tag, que vai falar um pouco sobre decoração, afinal casa nova, tudo novo (ou pelo menos, quase)...

Ando pensando muito sobre cor no quarto: uma parede colorida, coisas diferentes e móveis mais neutros. Acho que isso se deve ao fato da explosão de cor que eu já tive dentro de casa (minha antiga cama era cor de rosa)...

Então, o primeiro tema de decor de hoje é a cor e a capacidade de mudança que um toque de cor pode oferecer a um ambiente...


Foto: Google.


Uma parede com um boa cor consegue fazer muito por vocês, ainda que vocês não acreditem...
Cada cor tem um significado e transmite uma coisa diferente e, apesar de muita gente não ficar atenta nessa hora, elas podem sim, mesmo que inconscientemente influenciar a nossa maneira de agir. Assim, quando você for pensar em mudar o ambiente, pense primeiramente no que você quer transmitir quando for mudá-lo, qual será o ambiente que você vai usar, se quer fazer o ambiente parecer maior ou menor e tudo o mais...

Branco – Lembra a pureza (oi Pupu? rs Piada interna, sorry!)... E, justamente por ser um tom neutro, combina com qualquer tipo de ambiente e ajuda a ampliar os espaços.
Foto: Casa da Valentina.
Amarelo – Traz a sensação de alegria e prosperidade, além de deixar o ambiente com um aspecto mais quente e seco. Como é uma cor que normalmente é relacionada ao sol (quente), lembra aconchego e secura, por isso é recomendado para climas frios.
Foto: Google.
Laranja – Lembra fartura e vigor, é a cor da comunicação, do calor efetivo, equilíbrio, da segurança, da confiança, cor das pessoas que crêem que tudo é possível... Por isso impulsiona a energia e a criatividade e intensifica a impressão de calor, estimula o otimismo, generosidade, entusiasmo e aumenta o apetite. Assim, se torna ideal para salas de estudo/reunião, local onde a família se encontra para conversar.

Foto: Decora Curitiba.
Vermelho – Lembra paixão e intensidade. Significa vitória e sensualidade, estimula os movimentos, ajuda a combater o estresse e a falta de energia. Indicado em pequenas doses em tons avermelhados para salas de estar e jantar. No entanto, quando em excesso, torna-se um tom agressivo. 
Foto: Imageshack.
Verde – A cor da esperança, que remete à natureza. Abrem perspectiva, trazem paz, segurança, esperança em abundância, confiança e inteligência, é a cor do movimento e da ação, por isso é indicada para todos os ambientes (aqui em casa, mamãe usa no quarto). Usar toalhas verdes no banheiro ajudam a energizar (o que eu aconselho, principalmente se você tem que acordar muito cedo, como eu). Já não indico tanto os tons muito escuros, por que podem significar inveja. 
Foto: Google.
Azul – É a cor da purificação do bem estar e raciocínio lógico, favorece a paciência, a amabilidade e a serenidade; por isso transmite calma e favorece a intuição, traz uma sensação de frescor em ambientes muito quentes, transmite seriedade e confiabilidade, fluidez, tranqüilidade e acalma a energia dos quartos de crianças e adultos hiperativos (oi? acho que achei meu tom, né?).
Foto: Google Imagens.
Violeta – Atiça a criatividade, desperta o intelecto e também o misticismo; expressa sensação de individualidade, personalidade. Em tons mais claros, também simboliza a calma... Pra quem gosta de meditar, essa cor é uma boa opção pra usar nas paredes.
Significado das Cores
Foto: Decora Curitiba.
Preto – Lembra a sofisticação e é uma cor neutra que combina com tudo. Infelizmente deve ser usado com moderação, pois diminui os ambientes e pode remeter à depressão, também podem deixar o ambiente muito escuro, o que não é aconselhável, principalmente se você já tem um espaço com pouca iluminação... Mesmo assim, ela induz a sensação de elegância e sobriedade, mas podem caracterizar as pessoas que buscam proteção ou afastamento ao seu redor. 
Significado das Cores
Foto: Decora Curitiba.
Rosa - Relacionada com o coração, amor e alegria. Representa o amor e os sentimentos puros, alegria, felicidade e romance, por isso também pode sugerir calma e tranqüilidade, pode sugerir também a  empatia e o companheirismo. 
Significado das Cores
Foto: Decora Curitiba.
Para quem quer mudar o quarto mas não sabe qual a cor, há a possibilidade de fazer uma simulação, o site da Suvinil tem um programinha que permite isso... Bacana, né?

Casa Suvinil
Foto: PrintScreen Suvinil

E aí, gostaram dessa nova tag? Beijos!

Um comentário:

  1. Oi Ana!!!

    Adorei a nova tag. Me interesso por decoração de interiores, acho que é tudo tão inspirador e criativo! Adorei a seleção de fotos e principalmente nas cores amarelo, verde, azul e violeta!

    Mudanças são cansativas mas fazem um bem danado depois de tudo pronto!!! Boa sorte! (Depois posta fotinha da cor que escolher?!)

    Bjs =*

    ResponderExcluir